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sexta-feira, 8 de novembro de 2024
Clientes do Nubank sacam dinheiro creditado em suas contas e são acusados de crime de furto
Clientes do Nubank foram acusados de realizar saques sem saldo disponível. O banco analisa medidas para recuperar esses valores e os responsáveis podem ser acusados de crime. Nubank admite falha nas operações de saque e, segundo a empresa, uma oscilação ocorrida durante a madrugada em seus sistemas afetou temporariamente a disponibilidade de saque.
Também há queixas de que o app do banco teria enviado notificações para seus clientes com aprovação de compras realizadas há várias semanas ou meses e que já foram cobradas em faturas antigas. Outras reclamações nas redes sociais são de duplicação de contas, valores incorretos nas faturas do cartão de crédito, falhas no funcionamento do aplicativo e dificuldades para realizar compras.
Nas redes sociais, pessoas também relataram e compartilharam vídeos de clientes realizando saques mesmo sem saldo disponível e sem a cobrança de taxas. Saques foram feitos em caixas eletrônicos do Banco24Horas. Relatos na rede X (antigo Twitter) mostram pessoas retirando mais de R$ 4 mil e realizando saques repetidos.
Quem sacou o dinheiro sem saldo na conta pode responder por furto, crime previsto no artigo 155 do Código Penal, que prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão, explica a advogada especialista em direito penal e econômico Beatriz Alaia Colin.
Mas pode ser equivocada essa interpretação da lei, pois o juiz pode entender que o banco deve disponibilizar o saldo do cliente para saque e, se o seu próprio sistema permitiu o saque, não se pode alegar culpa do sacador.
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