terça-feira, 25 de julho de 2023

Reclamações contra aéreas caíram em 2023

As reclamações de passageiros contra companhias aéreas no primeiro trimestre (de janeiro a março) de 2023 caiu aproximadamente pela metade em comparação com o mesmo período de 2022, revelou o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br emitido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na quinta (20). No total, foram registradas 20.879 queixas — 45,3% menos do que nos três primeiros meses do último ano — contras as empresas. Elas transportaram entre janeiro e março 27.429.136 viajantes pagos, ou seja, foram cerca de 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros, uma queda de 55,1% em relação ao trimestre correspondente do ano anterior. As reclamações analisadas pelo estudo foram feitas por clientes das companhias na plataforma Consumidor.gov.br, do governo federal. O boletim apontou ainda quais foram, entre as principais empresas do setor, aquelas com maior número de queixas por parte de seus passageiros. Confira: Companhias áreas nacionais 1º: Gol: 81,90 reclamações a cada 100 mil passageiros; 2º: Latam: 69,32 reclamações a cada 100 mil passageiros; 3º: Azul: 54,78 reclamações a cada 100 mil passageiros. AAnac também avaliou como as aéreas tratam as queixas de seus passageiros: 80,93% em média das reclamações são solucionadas, 14,78% acima do índice alcançado no primeiro trimestre de 2022. No geral, o índice de solução de problemas das companhias aéreas brasileiras foi bem melhor do que as das internacionais.

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