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segunda-feira, 17 de março de 2025
Selvageria na internet: novo vazamento no Pix
O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira (17), que mais de 25 mil chaves Pix de clientes da fintech QI SCD tiveram dados expostos.
O incidente aconteceu entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março e foi causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição. As informações vazadas envolviam nome do usuário, CPF parcialmente mascarado, instituição financeira, agência, número e tipo da conta.
Esse é o 18º incidente de segurança com o sistema Pix desde sua implementação, em novembro de 2020, e o primeiro registrado neste ano.
Especialistas alertam que, com esses dados, criminosos podem criar golpes sofisticados, se passando por bancos ou instituições financeiras.
Essas informações podem ser exploradas por criminosos para engenharia social e tentativas de fraude bancária, pois fornecem detalhes sobre a conta da vítima.
Como agir caso tenha problemas:
✅ Verificar junto ao banco: Caso tenha sido notificado sobre a exposição dos dados, entre em contato com sua instituição financeira para entender quais medidas foram adotadas.
✅ Utilizar chaves Pix aleatórias: Sempre que possível, prefira gerar uma chave Pix aleatória em vez de usar CPF, telefone ou e-mail. Isso reduz a exposição de informações pessoais.
✅ Ficar atento a mensagens suspeitas: Golpistas podem tentar se passar por bancos, solicitando informações ou pedindo para clicar em links. Bancos e o BC nunca fazem esse tipo de contato.
✅ Monitorar movimentações na conta: Verifique com mais frequência o extrato bancário para identificar possíveis transações suspeitas.
✅ Manter senhas fortes e atualizadas: Embora as senhas não tenham sido vazadas, o especialista recomenda alterá-las periodicamente e evitar reutilizar a mesma senha em diferentes serviços.
Caso o cliente não receba um esclarecimento adequado, ele pode registrar uma reclamação na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por fiscalizar incidentes desse tipo.
Além disso, se a exposição dos dados resultar em prejuízos financeiros ou fraudes, o consumidor pode buscar seus direitos junto ao Procon ou até mesmo entrar com uma ação judicial para reparação de danos.
É essencial registrar um boletim de ocorrência, o que pode ser feito de forma online em algumas cidades. Esse documento pode ser útil caso seja necessário comprovar a fraude em uma futura disputa judicial ou junto às instituições financeiras.
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