Compartilhar notícias jurídicas, jurisprudências e doutrinas e apresentar dicas sobre direitos dos cidadãos.
quinta-feira, 13 de março de 2025
O Direito de arrependimento
O direito de arrependimento garante ao consumidor a possibilidade de cancelar compras feitas fora do estabelecimento comercial – como online ou por telefone – em até sete dias, sem precisar justificar o motivo.
Já a garantia legal assegura que produtos e serviços estejam adequados à sua finalidade. Permite o conserto gratuito de produtos defeituosos e, dependendo da situação, até mesmo a troca, devolução do valor pago ou abatimento no preço. Todo produto ou serviço tem garantia legal.
O direito de arrependimento vale apenas para compras feitas fora da loja física, a garantia legal protege o consumidor em qualquer compra, independentemente do local ou da forma de contratação. Os prazos para acioná-la são claros: 30 dias para produtos e serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis.
Mesmo que o prazo para arrependimento tenha expirado, continua a proteção pela garantia legal! Se o produto apresentou defeito, há direito ao conserto gratuito. Se o problema não for resolvido em até 30 dias ou se o produto for essencial, pode exigir a troca por um novo produto em perfeitas condições, a devolução integral do valor pago ou um abatimento proporcional no preço. Seus direitos não são um favor. Conheça-os, exija-os e faça valer a lei!.
Além desses direitos, o consumidor também pode contar com a garantia contratual, oferecida pelo fabricante ou vendedor, que pode estender os prazos e benefícios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário